Dicas de Estudo do
Mundo Bíblico

Olá! Seja bem vindo (a) ao Mundo Bíblico! Criamos este pequeno manual com o fim de guiar toda a sua jornada de estudos, durante cada lição. Você verá que são dicas simples, que servirão para o resto de sua vida.

Aqui, você aprenderá de forma sucinta a determinar sua própria rotina de estudos, bem como a fazer resumos e anotações que vão ajudá-lo (a) a aumentar e solidificar seu conhecimento.

1 – Crie uma rotina para seus estudos

É fundamental ter disciplina, mas a própria disciplina conta com um plano de estudos, ou seja, uma rotina de estudos para que funcione. É essencial você definir os horários e dias da semana em que irá se dedicar aos estudos. Identifique qual é o melhor horário e dia da semana para você e procure seguir com diligência. Essa decisão é pessoal, pois é no seu tempo dedicado que a “mágica” do aprendizado acontecerá, seja de manhã, de tarde ou de noite.

Se possível, invista o tempo médio de 1h para cada aula – lembrando que seu tempo de conclusão é de um ano. Você tem a possibilidade de concluir o curso antes, caso seja o seu desejo e caso haja disponibilidade e tempo a investir nos estudos. Se for preciso, inclua os finais de semana em sua rotina.

2 – Escolha um ambiente adequado

É essencial ter um local de estudos adequado, que seja tranquilo, sem distrações e interrupções. Lembre-se: é a sua hora de estudar. Tudo o que fizer aqui irá trazer benefícios para você. Em outras palavras: é sua responsabilidade aproveitar esse tempo ao máximo. Portanto, desligue celular e televisão.

Se possível, procure uma estrutura com mesa e iluminação adequadas. Algo muito relevante para quem estuda em casa é combinar com seus familiares que evitem interrupções durante o período de estudos.

3 - Faça resumos, anotações e exercícios práticos!

Como você pode imaginar a melhor técnica para fixar o conteúdo é fazer resumos e exercícios. O propósito das atividades é contribuir no aprendizado do aluno, preparando-o para a avaliação final.

Mesmo que as atividades não tenham peso de avaliação, ressaltamos o quanto são importantes no desenvolvimento do aluno. Quando necessário, não hesite em repetir as atividades até assimilar todo o conteúdo. Lembre-se que sempre que precisar você pode voltar e assistir novamente o vídeo da aula. Isso é aproveitar todo o conteúdo para aumentar ainda mais o seu conhecimento.

4 – Conte com a tecnologia

Existem outras maneiras para você melhorar o resultado de seus estudos. Para isso você pode usar ferramentas no próprio portal do aluno. Também poderá baixar em seu celular os áudios das aulas que você vai estudar durante a semana.

Aproveite para ouvir a aula no ônibus, metrô, fila do banco, no carro, enfim, em vários lugares. Essa ferramenta vai promover benefícios para a sua rotina. Com isso você estará reforçando o seu aprendizado.

5 - Sobre a avaliação e nota final

O aluno deve fazer as aulas do módulo 1 (um) até o 8 (oito) para depois fazer aos testes durante o processo de avaliação. É permitido usar a Bíblia e a apostila como material de apoio.

As avaliações são liberadas após o terceiro mês de curso.

A avaliação final consiste de cem questões, divididas em três blocos.

Você tem um tempo de 3 horas para terminar cada bloco, e um período de 30 dias para concluir e entregar os três.

A média final de todos os blocos das três avaliações corresponde à nota 7,0.

Cremos que com dedicação e disciplina você irá se sair muito bem.

6 - Sobre o certificado

Após finalizar as provas, nós damos os prazos de 30 a 45 dias úteis para enviar por correio, o certificado, a carteirinha e o histórico do curso.

Ótimos estudos e que Deus te abençoe em graça e conhecimento da palavra.
Este conteúdo gratuito possui uma assinatura do Instituto Mundo Bíblico. Imagens meramente ilustrativas.